No âmbito dos EEA Grants 2014-2021, a Secretaria-Geral do Ambiente e Ação Climática é a operadora do Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono”. No âmbito do sub-programa “Descarbonizar a Sociedade”, pretende-se aumentar a resiliência das cidades às alterações climáticas, através de medidas concretas de adaptação a nível local e fomentar soluções tecnológicas de baixo carbono que contribuam para mitigação às alterações climáticas.

A Fundação Calouste Gulbenkian foi criada em 1956 por testamento de Calouste Sarkis Gulbenkian, filantropo de origem Arménia que viveu em Lisboa entre 1942 e 1955. A Fundação é portuguesa, perpétua e tem como propósito fundamental melhorar a qualidade de vida das pessoas através da arte, da beneficência, da ciência e da educação, desenvolvendo as suas atividades a partir da sua sede em Lisboa e das delegações em Paris e em Londres, e tendo também intervenção, através de apoios concedidos desde Portugal, nos PALOP e Timor-Leste, bem como nos países com Comunidades Arménias. A Fundação desenvolve a sua atividade através da atribuição de apoios, da realização de eventos, da promoção de estudos e outras publicações e da realização de atividades ou projetos próprios.

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central é uma entidade de natureza associativa de direito público que congrega os municípios de Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa.

Entre as diversas atribuições que visam a prossecução dos interesses comuns dos municípios, a CIMAC tem como missão a gestão sustentável dos recursos e a prossecução do desenvolvimento harmonioso e sustentável do território, contribuindo para o combate à alterações climáticas e a mudança de paradigma de desenvolvimento.

Apoios

Ajude-nos a tornar o Alentejo mais resiliente às alterações climáticas.

COMO PARTICIPAR